O que é LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais?
- Roberto M. Rodrigues Junior - Consultor Técnico
- 27 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

O LAIA é um requisito fundamental na fase de Planejamento de um SGA, consistindo numa série de procedimentos que, quanto operacionalizados, permitem traçar o perfil de interação entre uma organização e o meio ambiente que a circunda. A identificação dos aspectos e impactos ambientais associados às atividades, processos e produtos, portanto, é uma das etapas mais importantes do SGA, uma vez que tal atividade estabelece as bases para a sua credibilidade do sistema.
A identificação dos aspectos e impactos é importante especialmente para realização da avaliação de desempenho ambiental da organização. O LAIA é, portanto, uma das primeiras etapas que a empresa precisa realizar para iniciar a implantação do de um Sistema de Gestão Ambiental. É a fase de diagnosticar e avaliar a situação atual da empresa. Neste ponto podemos nos basear e analisar a norma ISO 14031 - Avaliação de Desempenho Ambiental - Diretrizes Gerais.
Desempenho Ambiental
Desempenho ambiental é o conjunto de resultados alcançados com a gestão dos aspectos ambientais da organização.
A busca por alternativas que minimizem os impactos negativos da atividade produtiva tem motivado o setor industrial a investir em soluções, que também se refletem em economia e melhoria da competitividade. A adoção de estratégias de prevenção apresenta-se como a alternativa mais adequada, porém importantes padrões, modelos de comportamento, crenças e práticas institucionalizadas devem ser modificados, assim como muitos paradigmas consolidados na estrutura das empresas devem ser substituídos.
A avaliação ambiental torna-se cada vez mais valiosa e importante, pois fornece bases para a formulação de políticas, planos e projetos que permitem o manejo dos riscos e impactos das atividades produtivas aumentando a eficiência ambiental das empresas. O diagnóstico da situação ambiental consiste em uma análise profunda de todos os impactos dos processos, serviços e produtos.
A falta de registros, na maioria das empresas, no que tange às entradas e saídas de insumos, do consumo de água, de matérias primas, de energia, de geração de efluentes e resíduos, por exemplo, também dificulta a implantação de medidas que poderiam melhorar o desempenho ambiental das mesmas. A ausência de informações, desta natureza, contribui para conhecimentos precários sobre os custos ambientais, alimentando a visão distorcida de que investimentos em medidas de proteção não significam ganhos, mas sim aumento de custos operacionais e redução de competitividade.
Grande parte das empresas ainda desconhece os benefícios do uso de indicadores de desempenho, como ferramenta para o planejamento ambiental. Os indicadores ambientais podem trazer benefícios como: aumento da produtividade, melhoria da competitividade e da qualidade ambiental, além de atingir efetivamente a sustentabilidade produtiva.
Fonte: Instituto Prevenção.
Roberto M. Rodrigues Junior
Consultor Técnico.
Comments